quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Redução da Gordura Abdominal

A quantidade de gordura acumulada na região abdominal é um forte indicador de problemas cardiovasculares. A gordura nessa região se apresenta de duas formas: visceral e adiposa. A gordura visceral é aquela encontrada entre os órgãos da cavidade abdominal, é a mais perigosa, uma vez que essa região é muito vascularizada e o caminho dos ácidos graxos até a corrente sanguínea é mais curto. As características desse tipo de indivíduo são um abdômen duro e volumoso, sem os flancos obesos característicos da adiposidade. A gordura do tecido adiposo é aquela encontrada debaixo da pele formando os flancos obesos, cuja característica é de uma pele flácida e cheia de dobras.

Os adipócitos são as células adiposas, e são formados na sua grande maioria por triglicerídeos (3 moléculas de ácidos graxos e 1 de glicerol). A circunferência abdominal, medida feita na altura do umbigo, é um indicativo de risco cardíaco. A Sociedade Brasileira de Cardiologia considera normal a circunferência abdominal nas mulheres, entre 80 e 88 cm, e nos homens, entre 94 e 102 cm. Acima do limite superior, quanto maior a circunferência abdominal, maior o risco cardíaco.

A dieta balanceada é o componente mais importante  na redução da gordura abdominal .O controle da ingestão de carboidratos, dando preferência àqueles de boa qualidade, a diminuição de gorduras, principalmente as de origem animal, e o aumento da quantidade de proteínas, são os principais responsáveis pela diminuição da circunferência abdominal.

O exercício físico regular, tanto aeróbico como a musculação, aumenta o gasto calórico e potencializa a perda de gordura em resposta à dieta balanceada. Muitas pessoas ainda acreditam que somente o exercício abdominal localizado, faz reduzir a quantidade de gordura nessa região. Na verdade os exercícios abdominais fortalecem o abdômen, mas não agem diretamente sobre a gordura. Em relação ao exercício aeróbico, ele mobiliza gordura como um todo, e não somente em uma região específica.

Sendo assim, é possível concluir que uma interação entre a dieta balanceada e o exercício físico, tanto resistido como o aeróbico, são as formas mais eficientes de controle do peso e diminuição da gordura abdominal.


Prof. Maximiliano Tenuta Napoli
Educador Físico - Cref/SP: 032750-G



 Visite o site da Integral Fitness  


  www.integralfitness.com.br   



Curta nossa página no facebook https://www.facebook.com/integralfitnessbr

Nenhum comentário:

Postar um comentário