segunda-feira, 22 de julho de 2013

Os benefícios do pão integral

O pão integral se torna mais nutritivo por concentrar maior quantidade de vitaminas

O pão é o resultado do cozimento de farinha com água e sal de cozinha. Segundo historiadores, foi produzido pela primeira vez, pelos povos da Suíça, por volta do ano 10.000 a.C.

No Egito o pão pagava salários, os camponeses ganhavam três pães e dois cântaros de cerveja por dia de trabalho. O sistema de fabricação dos egípcios era muito simples – pedras moíam o trigo que adicionado à água formavam uma massa mole, hoje o trigo é tratado em moinhos, é lavado, escorrido e passado por cilindros que separam o grão da casca.

No Brasil, o consumo de pão só se popularizou no século 19. Até então, o brasileiro consumia, em grandes quantidades, a farinha de mandioca e o biju, a atividade de panificação se expandiu no início do século 20 o que tornou essencial o pão na mesa do brasileiro.

Consumido moderadamente não existem
contra indicações no uso do pão integral
Surgiram vários tipos de pães, entre eles o integral. A principal diferença entre o pão integral e o branco, é que o primeiro está classificado no grupo de carboidratos complexos, onde também estão presentes: massas, arroz, cereais, batata, mandioca e farinha.

O pão integral se torna mais nutritivo por concentrar maior quantidade de vitaminas e ser um alimento rico em fibras, o que promove uma digestão mais lenta e, por isso, dá uma sensação de maior saciedade, além regular o trânsito intestinal por absorver água e circular pelo intestino, o que aumenta o volume de sais e facilita sua eliminação.

O pão, por si só, não engorda. O que engorda é o consumo excessivo de carboidratos, bem como de qualquer outro macro nutriente, como proteínas e gorduras. É errado pensar que os carboidratos devem ser cortados da dieta de quem quer emagrecer. O importante é não exceder os valores recomendados.

Os carboidratos são à base da nossa alimentação e a primeira fonte de energia que o nosso corpo usa. Uma dieta pobre em carboidratos pode trazer efeitos indesejados, como fraqueza, mal-estar, desidratação, dentre outros problemas. Para o bom funcionamento do organismo, 50 a 60% das calorias que nós ingerimos devem vir dos carboidratos.

Consumido moderadamente não existem contra indicações no uso do pão integral. A quantidade geralmente é indicada por um nutricionista.

Temos uma linha variada de pães integrais e torradas especiais

Entre em contato e faça seu pedido: http://www.integralfitness.com.br/contato.html


fonte: Pão Divino

Nenhum comentário:

Postar um comentário